Como usar o marketing para aumentar as vendas

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Como usar o marketing para aumentar as vendas

24.08.2016 / Por: Daniel Leite





Certo dia, Ricardo, um mecânico mineiro, adicionou todos os seus contatos em um grupo no WhatsApp. O que poderia ser uma forma chata de propaganda se tornou um plantão de dúvidas de mecânica para seus clientes. Ricardo, da oficina Ricar, agora distribui conteúdo sobre a hora certa de trocar o óleo do motor ou fazer apagar uma luz insistente no painel. “O Ricardo não sabe, mas ele é um caso de inbound marketing”, diz Vitor Peçanha, cofundador da Rock Content, que deu o exemplo da Ricar durante sua palestra no RD Summit.

Inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia para atrair clientes usando conteúdo por meio de blogs, e-books, podcasts, vídeos, newsletters e outras formas de distribuição de informações que ajudam a tirar dúvidas, resolver curiosidades, formar conceitos etc.

Para baixar os conteúdos, os visitantes preenchem um breve cadastro, com seus e-mails e mais alguns dados – que formam as oportunidades de negócios, popularmente conhecidas como leads. Em seguida, esses leads passam por uma curadoria das empresas e são qualificados para se tornar contatos com maior potencial de conversão em vendas para o time comercial. Pessoas já interessadas no assunto têm mais chance adquirir o produto ou serviço vendido pelo negócio.

 

Milhares de empresas brasileiras já adotam o inbound marketing como parte de sua estratégia digital. “Antes havia uma crença de que o marketing funcionava, mas não era possível medir o retorno sobre o investimento. Hoje é possível saber exatamente quantas vendas tiveram origem no marketing”, afirma Peçanha.

 

Essa modalidade de marketing, que vem ganhando cada vez mais adeptos, tem outras vantagens, como tornar a empresa uma referência em uma área, mensurar os resultados da área de marketing de forma mais objetiva e reforçar a marca do negócio. “Mas observamos que nem todos os clientes conseguiam ter sucesso usando nosso serviço”, diz Eric Santos, CEO e cofundador da Resultados Digitais.

 

A RD Station, plataforma desenvolvida pela empresa, otimiza o uso do marketing de conteúdo, facilitando sua distribuição e controle. “Passamos a estudar internamente por que algumas empresas têm sucesso e outras não. É preciso traçar uma estratégia de longo prazo”, afirma Santos.

 

Crescimento acelerado

 

Quando a estratégia de inbound marketing funciona bem, o aumento na conversão em vendas é uma consequência direta. Na Teclan, empresa catarinense de sistemas para contact centers (telemarketing) há 24 anos no mercado, o investimento em marketing teve foco no modelo tradicional – conhecido como outbound marketing – até 2012 e incluía anúncios em revistas especializadas, compra de banners simples e presença em feiras do setor.

 

“A partir de 2012, começamos a perceber que era preciso mudar”, diz Fernanda Daura, gerente de marketing, que está na empresa há 15 anos. Como não havia um portal de conteúdo nesse segmento, a Teclan apostou em criar conteúdo em um blog temático, produzindo posts sobre como reduzir a rotatividade dos funcionários e administrar pessoas, temas cruciais para quem trabalha com telemarketing. “Ganhamos muita projeção de marca e nos tornamos uma referência no assunto”, afirma. O resultado direto veio nas vendas: para cada R$ 1 investido em marketing digital, a Teclan obtém um retorno de R$ 69. Hoje, 93% dos leads chegam por marketing digital.

A também catarinense Cianet, especializada em soluções para provedores de internet e TV fechada, decidiu começar a investir em marketing digital no ano passado. Para isso, também usa a estratégia de ter um blog e gera conteúdo em vídeos e e-books. De lá para cá, 26% dos leads gerados em ações de marketing digital foram convertidos em clientes.

 

“Só no primeiro semestre deste ano, conseguimos 109 novos clientes assim. Cada um tem um tíquete médio de R$ 10 mil”, afirma Viviane Goulart, gerente de marketing da Cianet. “Ficamos surpresos com os resultados.” Agora a empresa aposta em um mix de marketing digital com presença em feiras de negócios como estratégia de marketing. O próximo passo será segmentar os leads para direcionar melhor o conteúdo produzido, apostando também em seminários online (webinars) para atrair potenciais clientes.

 

via PEGN








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Daniel

Daniel

Formado em Sistemas de Informação e Análise de Software, com soluções projetadas e implementadas em empresas como General Motors e Ford. Um aficionado por tecnologia, onde a paixão e a curiosidade andam lado a lado e assim, procuro compartilhar conteúdo e conhecimento com nossos leitores.

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